Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do CRP-PR lança cartilha alusiva ao Maio Amarelo	.elementor-43474 .elementor-element.elementor-element-ae5be47{text-align:justify;} - Psicólogo Bruno Wisniewski - CRP 08/24791

Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do CRP-PR lança cartilha alusiva ao Maio Amarelo .elementor-43474 .elementor-element.elementor-element-ae5be47{text-align:justify;}

Postado em 21/05/2022 00:56 - Edição: Bruno Wisniewski

Anualmente, maio é destacado em amarelo no calendário de vários países a fim de chamar a atenção para o alto índice de ferimentos e mortes no trânsito. Em 2022, a campanha Maio Amarelo enfatiza que “Juntos salvamos vidas!” e suscita uma consciência coletiva que deve começar individualmente, quando saímos nas ruas. Propondo posturas preventivas de valorização da vida nesse contexto, a Comissão de Mobilidade Humana e Trânsito do CRP-PR lança cartilha alusiva à campanha.

O documento demonstra que a sociedade deve adotar comportamentos baseados na prudência, voltados à proteção coletiva e pessoal, uma vez que certas atitudes podem provocar ou evitar riscos, acidentes, ferimentos e mortes no trânsito. Dessa forma, é possível salvar vidas não apenas profissionalmente, mas também como motorista, pedestre ou ciclista, por exemplo.

Além de trazer informações didáticas sobre como agir para se proteger, evitar acidentes e resguardar a vida de pessoas e animais no trânsito, as(os) Psicólogas(os) responsáveis pela elaboração do conteúdo ressaltam porque o assunto precisa ser observado atentamente pela categoria.

Profissionais da Psicologia são essenciais nesse contexto. Com seu conhecimento técnico, ajudam na seleção de motoristas capacitadas(os), identificam comportamentos de risco, contribuem no reconhecimento de dificuldades e indicam melhorias para superá-las em segurança. Além disso, elas(es) orientam instrutoras(es) de trânsito sobre variantes do comportamento que o ato de dirigir envolve, e prestam atendimento psicológico a vítimas de acidentes de trânsito e suas(seus) familiares, dentre outras atividades realizadas.

Ser responsável no trânsito é urgente no Brasil, um dos líderes mundiais de óbitos nesse cenário. O país, que registra cerca de 47 mil mortes e 400 mil sequelas decorrentes de lesões sofridas nesse contexto a cada ano, aderiu ao Plano Global que busca reduzir a estatística em pelo menos 50% entre 2021 e 2030. O período foi definido como Década de Ação pela Segurança no Trânsito em assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O Plano determina que a segurança deve ser prioridade num sistema complexo como o trânsito, e recomenda ações para proteger vidas em vias e veículos de acordo com o perfil socioeconômico dos países aderentes.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é a instância máxima na deliberação sobre as políticas do setor em nosso país e publicou, no segundo semestre de 2021, seu próprio Plano Nacional em alinhamento com o as ações recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a implementação do plano, estima-se que cerca de 86 mil vidas sejam salvas em ruas e rodovias brasileiras até 2030, de acordo com dados do Governo Federal.

Para acessar a cartilha alusiva ao Maio Amarelo 2022 – Juntos salvamos vidas!, clique aqui.

Ref.: http://crppr.org.br/