Postado em 08/04/2022 00:46 - Edição: Bruno Wisniewski
Aqui você encontra um resumo das principais notícias do CRP-PR de março enviadas pela newsletter. As(os) inscritas(os) recebem novidades, convites e atualizações do CRP-PR em seus e-mails.
Publicada em março pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, a Nota Técnica (NT) nº 01/2022 orienta Psicólogas e Psicólogos sobre registro documental e prontuário nos formatos físico e eletrônico, em consonância com Resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP), com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGP) e outros documentos de referência. O documento aborda ainda questões como a gravação dos atendimentos ou serviços psicológicos prestados e os procedimentos em caso de extravio de materiais.
Para saber mais sobre a Nota Técnica acesse esse link
Sempre que uma mulher passa por adversidades, tais como sair de um relacionamento abusivo ou ser mãe solo, atribui-se o termo supostamente elogioso “mulher guerreira”. Esse termo, no entanto, está ligado à romantização das diversas vulnerabilidades pelas quais as mulheres passaram e ainda passam.
Por isso, é importante questionar: por que uma mulher precisa ser guerreira na sociedade em que vivemos?
Leia mais na página: crppr.org.br/violenciacontraamulher
Inaugurada dia 26/03, a nova sede do CRP-PR em Londrina atende aos critérios legais de acessibilidade, além de estar em uma área de fácil acesso e trânsito. O novo espaço está localizado na Rua Senador Souza Naves, 626, Sala 07, Térreo, Centro, Londrina, Paraná, e o horário de atendimento ao público é de das 10h às 12h e das 13h às 16h. Além disso, a sala poderá ser usada pela categoria para eventos e reuniões, a depender da disponibilidade de agenda.
Saiba mais em: crppr.org.br
Neste mês de março, que marca o Dia Internacional da Mulher, o CRP-PR esteve presente no importante e sempre necessário debate sobre gênero. No dia 08 de março, foi publicado o texto Mulheres no pódio, que traz uma entrevista com a atleta Edinéia Roniak dos Santos, praticante de corrida de orientação, uma das mulheres que, mesmo no século XXI, desafia pensamentos sexistas e conhece o sabor da conquista pelo esporte.
Leia na íntegra a entrevista com Edinéia Roniak dos Santos, Mulheres no Pódio
O que significa inclusão?
Esta foi a pergunta lançada pela organização inglesa Down Syndrome International, e que mobilizou a maior parte das campanhas globais sobre o tema. “Pessoas com Síndrome de Down possuem direito a participar da vida social em igualdade de condições com as demais pessoas, buscando uma vida independente. Para tanto, é necessário que sejam quebradas barreiras construídas historicamente para este público”, destaca a Psicóloga Social Fernanda Costa Peixoto Primo (CRP-08/12328), coordenadora do Núcleo de Pessoas com Deficiência do CRP-PR.
Leia na íntegra o texto: O que significa inclusão? Uma reflexão para o Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16 de março) é uma data importante para levantar debates sobre este fenômeno que já é realidade – como mostram diversos artigos e estudos – e traz efeitos concretos como o aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, afetando sobremaneira as populações mais vulneráveis.
Leia mais em: crppr.org.br/mudancasclimaticas
Para marcar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, lembrado anualmente em 21 de março, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lança série com conteúdo inédito sobre Psicologia no Enfrentamento ao Racismo. Os conteúdos são resultado do I Seminário Nacional de Psicologia e Enfrentamento ao Racismo, realizado pela Comissão de Direitos Humanos do CFP reunindo mais de 20 convidadas(os) de expressão no cenário do antirracismo.
Acesse o link e saiba mais sobre a série “Psicologia no Enfrentamento do Racismo”: crppr.org.br/cfp-lanca-serie-sobre-psicologia-no-enfrentamento-ao-racismo/
O Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos, incluído no calendário brasileiro em 2018, por meio da Lei nº 13.605/18.
Nesta data, uma tríade de palavras recebe destaque: testemunho, reparação e verdade. Essas expressões devem ser observadas com atenção por Psicólogas(os). Para agregar no debate, o CRP-PR convida a Psicóloga Ana Sofia dos Santos Lima Guerra (CRP-08/27532) para falar mais sobre.
Leia na íntegra a matéria produzida para a data: crppr.org.br/dia-internacional-para-o-direito-a-verdade-para-as-vitimas-de-graves-violacoes-dos-direitos-humanos
Por que percebemos o esfacelamento de nossos referenciais de verdade, de ciência e mesmo da lógica no contexto das relações sociais? Como a Psicologia pode se inserir nesse debate para contribuir com a superação dos efeitos provocados pela disseminação de informações falsas? O debate sobre as fake news é o destaque de capa da edição março/abril da Revista Contato, que traz ainda informações sobre as mobilizações do CRP-PR para a 5ª Conferência de Saúde Mental, um debate sobre acesso à saúde por pessoas migrantes, e muito mais.
Você pode ler a edição Nº 140 em: crppr.org.br/revista-contato
Ainda é possível participar da nossa pesquisa “Quem são as(os) Psicólogas(os) paranaenses?”, indicando qual a sua área de atuação e vínculo profissional.
O preenchimento é simples e pode ser realizado em menos de dois minutos. Com as informações*, queremos que a nossa comunicação com você seja mais assertiva e direcionada ao seu interesse profissional
*Em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) 13.709/18, o sigilo das informações prestadas será resguardado; os seus dados permanecerão no âmbito do Conselho e não serão divulgados ou compartilhados.
Acesse aqui o formulárioRef.: http://crppr.org.br/