Postado em 31/05/2021 01:09 - Edição: Bruno Wisniewski
Atualização em 07 de maio de 2021
O CRP-PR esteve hoje (07/05), no final da manhã, em reunião presencial na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba para enfatizar a importância da vacinação de Psicólogas(os) e a necessidade de aceleração deste processo, dentro das condições que sejam possíveis.
Um grupo de 492 profissionais Psicólogas(os) com CNES foi chamado para vacinação hoje. Temos a informação que nos próximos dias mais profissionais deverão ser convocadas(os) para a vacinação, de acordo com os critérios estabelecidos pela Prefeitura.
Veja a seguir as informações disponíveis sobre esse processo:
Como posso saber se meu nome está entre as(os) 492 profissionais convocadas(os)?
Clique aqui para verificar a lista das(os) profissionais convocadas(os).
Por que a convocação foi divulgada pelo CRP-PR com tão pouco tempo para chegar ao local de vacinação?
A convocação é de responsabilidade e critérios exclusivos da Prefeitura Municipal. O município enfrentou problemas com o aplicativo Saúde Já e pediu a colaboração dos Conselhos Profissionais para realizar o máximo esforço para que a informação chegasse à categoria. O CRP-PR recebeu a listagem no início da tarde, fez a busca de dados dentro do banco de dados da instituição para realizar o contato com as(os) profissionais convocadas(os) e divulgou o mais rápido que foi possível dentro das limitações técnicas.
Não consegui ver a informação a tempo para me vacinar. O que eu faço?
Após solicitação do CRP-PR e informação da Secretaria Municipal de Saúde, as(os) profissionais que constam na lista convocada pela Prefeitura de Curitiba que não puderam se vacinar hoje (07/05), podem comparecer amanhã (08/05). Para tanto, devem se dirigir à Rua Augusto de Mari, 2150, das 8h às 17h, portando carteira profissional e comprovante de residência. Para aquelas(es) que não tiverem o cadastro no aplicativo Saúde Já, o município pede que realizem antes de chegar ao local de vacinação.
Não estou na lista de convocadas(os). Quando serei chamada(o) para a vacinação?
A informação dada pela Prefeitura de Curitiba é que a convocação da categoria se dará de forma escalonada nos próximos dias, de acordo com critérios estabelecidos pelo município e com as doses de imunizantes disponíveis. Por isso:
– realize seu cadastro no aplicativo Saúde Já;
– se você já tem o cadastro, lembre-se de verificar o aplicativo de forma mais constante;
– fique atenta(o) ao site do CRP-PR e seu e-mail, estaremos colaborando com a Prefeitura na divulgação das informações.
Por que a imunização da categoria não está sendo realizada de uma única vez?
A Prefeitura de Curitiba informa que não há doses disponíveis para imunizar todas as(os) trabalhadoras(es) da Saúde de forma imediata. Os critérios estabelecidos pelo município levam em consideração o nível de exposição das(os) trabalhadoras(es) ao vírus, locais de atuação, idade, cadastro CNES, entre outros, sobre os quais o CRP-PR não tem qualquer gerência. Desta forma, a imunização está sendo escalonada.
O que o CRP-PR tem feito nesse contexto?
Temos respondido com presteza e celeridade todas as demandas das Prefeituras municipais. Temos atuado de forma a reforçar a importância da categoria profissional para o contexto da saúde e dessa atuação no contexto da pandemia.
Atuamos em conjunto com o Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde (FCRAS) pela ampliação da vacinação de profissionais de saúde, ainda que paralelamente a outros grupos prioritários.
Realizamos aproximações com as secretarias municipais de Saúde para incidência acerca da importância da categoria.
Temos atuado para que as informações que estão disponíveis cheguem de forma rápida e transparente, cobrando dados sobre os critérios utilizados na priorização e transmitindo às(aos) profissionais.
Continuaremos cooperando de todas as formas possíveis para que a vacinação se amplie o mais rápido possível para Psicólogas(os) e para toda a sociedade.
Desde o primeiro momento, o CRP-PR reforça que é atribuição exclusiva do município a definição dos públicos a serem vacinados e os critérios para essa vacinação, seguindo os planos Estadual e Nacional de vacinação. No exercício dessa atribuição, a Prefeitura divulgou no dia 24 de janeiro o Plano Municipal de Vacinação de Curitiba, que atribuía aos Conselhos Profissionais o envio de listas com informações das(os) profissionais ativos e registrados.
Considerando a urgência do momento, o CRP-PR procedeu imediatamente os envios à Secretaria Municipal de Saúde: primeiro da lista geral de profissionais ativas(os) residentes no município.
Posteriormente, em resposta a uma demanda da Prefeitura de Curitiba, realizou consulta junta à categoria e repassou à Prefeitura listagens com a declaração de profissionais que atuam como autônomos(as). Mesmo profissionais que preencheram suas informações no formulário depois do prazo estabelecido, tiveram seus dados enviados em remesses complementares.
A Prefeitura de Curitiba iniciou a vacinação de profissionais autônomos da área de saúde com mais de 40 anos, mas não informou qual banco de dados havia sido utilizado para a convocação desses profissionais. A vacinação transcorreu até sua suspensão, em 11 de fevereiro, por solicitação do Ministério Público, em acordo com a Prefeitura, mesmo sem se completar a vacinação do grupo que havia sido convocado. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde informou que todas(os) que receberam a primeira dose, receberiam o agendamento para a segunda de acordo com os prazos de cada vacina.
O CRP-PR participou de reunião com os demais conselhos profissionais da área da Saúde e com representantes da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, Ministério Público Federal, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União, Defensoria Regional de Direitos Humanos e Defensoria Pública do Estado, além das Secretarias de Saúde do Estado do Paraná e do município de Curitiba. Na época, o encaminhamento da reunião foi pela suspensão por cinco dias até que fosse revista a definição de critérios para caracterizar o grupo profissional que teria prioridade na vacinação e seria abrangido pela fase 1. Essa caracterização se concretiza com o lançamento da atualização do Plano Municipal de Vacinação em 05 de março.
Não encontrou a informação que precisava? Encaminhe sua dúvida para o email vacinacaocovid19@crppr.org.brRef.: http://crppr.org.br/