Postado em 31/05/2021 01:59 - Edição: Bruno Wisniewski
O ano de 2020 foi um ano bastante produtivo para o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), e uma de nossas realizações merece destaque: o lançamento de nossa revista CadernoS de PsicologiaS.
Entendemos o espaço criado pela CadernoS de PsicologiaS como um território para trocas de experiências entre as(os) Psicólogas(os) paranaenses, seja de suas práticas, seja de suas inquietações teóricas, por meio de textos, ensaios ou mesmo por meio de inovações estético-literárias.
Por conta do momento pandêmico que vivemos desde 2020, propusemos uma revista temática “Atravessamentos da Covid-19 nas práticas e saberes em Psicologia”, para a qual recebemos várias contribuições.
Já para nossa segunda edição temos nova proposta: ela será aberta, tanto com relação aos temas dos artigos quanto ao fluxo de recepção dos textos, que será contínuo.
Outra novidade da revista é a possibilidade de as(os) autoras(es) produzirem e submeterem nova modalidade de texto, que denominamos de “Estilhaços”: fragmentos autorais, depoimentos, etc., relacionados à atuação da(o) Psicóloga(o).
Ao recebermos este material, ele será avaliado pelo nosso Conselho Editorial e pelos pareceristas que nos ajudam na avaliação do texto (esta avaliação diz respeito à organização do texto, pertinência do seu conteúdo, de acordo com a proposta acordada com o Conselho Editorial – a curadoria da revista, como dizemos) etc.
Após avaliação (e, se necessário, após a revisão pelas(os) autoras(es) do texto), ele será publicado em nosso site.
Caso você, Psicóloga(o), queira compartilhar sua experiência, articulando-a com as teorias psicológicas, ou fazer uma reflexão teórica, inquietação decorrente de seu contato com as teorias que subsidiam sua prática, ou mesmo um texto com uma estrutura estético-literária “livre”, nós estamos aqui para acolhê-lo e publicá-lo!
Ficou interessada(o)? Então, consulte as normas de publicação do texto abaixo.
Será um prazer ler suas ideias!
Conforme propõe o Conselho Editorial da revista CadernoS de PsicologiaS, a avaliação dos materiais recebidos será realizada com base em uma linha editorial pautada no compromisso ético da Psicologia.
Em sua carta, o Conselho Editorial da revista afirma que não se trata de uma “competição” ou “busca” pelo melhor artigo, mas de uma escolha colegiada, de acordo com uma “curadoria”, para “ratificar os preceitos de pluralidade necessários aos diferentes olhares da Psicologia enquanto ciência e profissão compromissadas às questões sociais e defesa intransigente dos Direitos Humanos e da democracia”.
A composição da equipe avaliativa poderá incluir também parecer “ad hoc” dos demais conselheiros e colaboradores técnicos do Conselho Regional de Psicologia do Paraná ou de outras parcerias institucionais (banco de pareceristas).
Poderão submeter manuscritos para o CadernoS de PsicologiaS Psicólogas(os) que atuam no Estado do Paraná, devidamente registradas(os) no CRP-PR, docentes vinculadas(os) aos departamentos e/ou cursos de Psicologia de Instituições de Ensino Superior, e/ou profissionais vinculadas(os) a entidades e/ou instituições envolvidas com a formação profissional da(o) Psicóloga(o), tais como equipamentos vinculados às políticas públicas de Saúde e Assistência Social; Associações; Centros de Formação, etc.
Os manuscritos poderão ser apresentados em formato de produção individual ou coletiva – no caso de um texto escrito em parcerias, almeja-se que pelo menos uma das pessoas do grupo atenda aos critérios elencados acima, facultando assim parcerias com autoras(es) e profissionais de outras áreas e saberes. Ou seja, exaltamos produções multidisciplinares das(os) Psicólogas(os), envolvendo profissionais de outras áreas de atuação, acadêmicas(os), graduandas(os), etc.
1 – Relatos de Experiência: artigo que apresenta descrição de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção profissional e/ou acadêmica (como, por exemplos, experiências de estágio curriculares com estudantes do curso de Psicologia, resultados de projetos de extensão vinculados aos departamentos ou cursos de Psicologia, etc.), que faça uma articulação entre teoria/prática, indicando-se com detalhes as condições de realização da experiência relatada.
2 – Inquietações Teóricas: ensaios, trabalhos teóricos e/ou de revisão de literatura nos diferentes campos do conhecimento da Psicologia e campos afins que contribuam para o aprofundamento de um tema ou conceito e apresentem um debate teórico de modo a questionar modos de pensar e formas de atuação tradicionais.
3 – Cadernos Técnicos do CRP-PR: documentos, pareceres, notas técnicas, ofícios (textos originais) e demais produções realizadas pela área técnica e pelas Comissões do CRP-PR (COF – Comissão de Orientação e Fiscalização; COE – Comissão de Ética; CCS – Comissão de Comunicação Social, Comissões Permanentes e Comissões Temáticas).
4 – Resenhas: contendo o registro e a crítica de livros e filmes produzidos recentemente, em áreas ou intersecções possíveis às relações entre Psicologias, Cultura, Sociedade e Subjetividade.
5 – Estilhaços: escritas pessoais, depoimentos, fragmentos literários e outras perspectivas autorais. (Obs: Por se tratar de um fascículo da revista com alta aposta estética, não há estrutura delimitada para produções nessa modalidade).
Os manuscritos (com exceção da modalidade 5, “Estilhaços”) devem conter uma Folha de Rosto com o(s) nome(s) das(os) autoras(es), endereço, e-mail e telefone. Além disso, deve-se incluir filiação Institucional (quando houver), título do manuscrito em português, inglês e espanhol (máximo 12 palavras), resumo em português (150 palavras) seguido de três palavras-chave; resumo em inglês (150 palavras) seguido de três palavras-chave; resumo em espanhol (150 palavras) seguido de três palavras-chave.
Os textos deverão ter a seguinte estrutura:
Relatos de Experiência e Inquietações Teóricas – os manuscritos deverão apresentar: introdução, referencial teórico, método, resultados, discussão e considerações finais/conclusão (não sendo obrigatório utilizar estes termos como itens).
Cadernos Técnicos do CRP-PR – os manuscritos deverão estar relacionados às produções vinculadas às demandas que são apresentadas aos setores técnicos do CRP-PR.
Resenhas – os manuscritos deverão ter no máximo seis páginas e seguir as orientações quanto à formatação do texto conforme informações. O manuscrito deve ser preparado sem subdivisões, na primeira folha deve ser apresentada a referência bibliográfica da obra resenhada e, ao final do texto, o nome, titulação acadêmica e a filiação institucional da(o) resenhista (se houver).
Estilhaços – formato aberto, com até quatro páginas. Convite a projetos autorais e outras perspectivas estéticas. Deve, entretanto, deixar evidenciado a autoria (seja individual ou coletiva) com respectivas filiações institucionais quando houver.
Os Relatos de Experiência e as Inquietações Teóricas deverão ter entre 8 e 12 páginas incluindo referências bibliográficas, e devem ser organizados com a seguinte formatação: folha A4, Fonte Times New Roman (corpo 12), espaços entre linhas 1,5; margens – direita e esquerda: 3 cm, superior e inferior: 2,5 cm (indicação Normal no Word), páginas numeradas na margem inferior lado direito.
Nota: a Folha de Rosto não será contabilizada na quantidade de páginas.
As referências bibliográficas deverão ser organizadas utilizando as normas da APA (ver formas de notação bibliográficas no link http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/112/96/493-1 ).
Importante: ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial da CadernoS de PsicologiaS, as(os) autoras(es) assumem a responsabilidade de não ter previamente publicado ou submetido o mesmo manuscrito para outro periódico. Os textos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos sem consentimento por escrito. Em caso de autoria múltipla, o manuscrito deve vir acompanhado de autorização assinada por todas(os) as(os) autoras(es).
O recebimento dos artigos será na modalidade de fluxo contínuo, isto é, estamos aguardando os textos ao longo do ano de 2021 pelo e-mail cadernosdepsicologias@crppr.org.br. Estabelecemos como prazo final para submissão o dia 15 de novembro de 2021, para podermos encaminhar os últimos artigos recebidos aos trâmites para publicação. A publicação dos textos aceitos está prevista logo após apreciação da Comissão Editorial e do Banco de Pareceristas.
Ref.: http://crppr.org.br/